quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Batafurai - o tutorial

Aqui está o tutorial do Batafurai, inaugurando um novo marcador onde estarão as técnicas que forem utilizadas. "Comofas?" é uma gíria que uso aqui com meus amigos e utilizamos ela sempre que queremos uma explicação sobre qualquer coisa... tipo assim:

- Consegui!! Consegui um patrocinador!
- Eita! Comofas??

- E aí amiga, gostou do meu corte de cabelo?
- Lindo! Comofas?

- Amor, não vou mais poder te levar pra jantar.
- Ah, é, Arnaldo??? COMOFAS?????

Bom, já deu pra entender né? Eu vou utilizar o marcador 'Comofas?' para apresentar meus estudos e técnicas que desenvolver. É isso, vamos ao que interessa, então!

O segredo de colorir os lequinhos está em sobrepor tiras mais estreitas sobre as outras. Note que a primeira deve manter o mesmo tamanho original do módulo (no meu caso foi 12 x 6 cm). As próximas, basta você diminuir a largura. Eu quis fazer listras de mesmo tamanho, por isso diminuí para 4cm e 2cm. Mas nada impede que as listras tenham largura variada, uma mais grossa, outra mais fina, vai da vontade de cada um.



Dobre as partes normalmente...



E aí é só encaixá-las, com as mais estreitas por cima. Encaixe esta pecinha dentro da outra (a prateada, lembra?) e pronto!
Você deve se lembrar, que quanto mais camadas, mais grosso esse conjunto vai ficar no final. Por isso, leve em conta a espessura do papel com que você irá trabalhar. Eu utilizei papel de seda pois já tinha em mente que queria 3 camadas. É um papel muito fino que pede mais cuidado ao se trabalhar, mas é possível.



Bom, está aí! Esta é uma das novidades que eu falei que viriam aqui no Trabalho Dobrado... uma seção de tutoriais. Se alguma coisa ainda deixou dúvidas é só perguntar, ok?

2 coments:

Elisa Asanuma (Tchami) disse...

Carambaaaa!!
Que trabalhão vc teve, hein????
O kusudama ficou lindoooo!! ^^

Bjaum...

Vania Passos disse...

Muito bom Leo! Ficou ótemo o resultado. Ah, quanto à fotomontagem do meu post, o Picasa que fez tá? Recurso de versão nova, felizmente. Ele leva segundos pra fazer o que eu levava um tempão. bjos